A terceira edição da Festa da Uva, em Goiás, foi aberta na noite desta quinta-feira (29/ 06), em Itaberaí-GO, onde está sendo realizado o evento deste ano. A Festa retorna ao município onde se iniciou a vinicultura no Estado e homenageia os pioneiros. Durante a solenidade de abertura o presidente da Associação dos Produtores de Uva da Região Noroeste de Goiás (Apuderneg), Danilo Razzia, relembrou os primeiros anos de implantação da cultura após a chegada de sua família a Itaberaí, em 1998, vinda de Bento Gonçalves (RS). O primeiro suco de uva integral registrado e produzido em Goiás saiu dos parreirais da família Razzia. Hoje, a cultura da uva abrange cerca de 500 hectares em 30 municípios. Aproximadamente 250 produtores são responsáveis pela produção goiana. (acontece em junho) Esta é a primeira cidade do Goiás que realiza um Festival da Uva, Itaberaí é o maior produtor goiano.
Festival do Abacaxi - Floresta do Araguaia-PA
O Festival do Abacaxi de Floresta existe desde 1993, naquele tempo surgiu devido a vontade dos produtores da fruta em divulgar a produção já exsutente no municipio desde 1985, quando surgiu e se tornou comercial por volta de 89/90, os pioneiros Sr. Barreto, Valdemar Lilico, Antonio Adventista e outros não tinham a idéia do que aconteceria depois. Hoje o Abacaxi tornou-se a principal fonte de renda do município, com cerca de 12 mil hectares de lavouras em produção contando com um numero de cerca de um mil produtores. Assim como a produção da Fruta o Festival do Abacaxi também cresceu e se tornou uma atração regional.
Atrações e Eventos: Comidas Típicas; comidas com abacaxi, Shows, Bailes, Palestras técnicas, dia de Campo, Parque de diversões, competições esportivas, concurso de calouros, Escolha da Rainha do Festival. (acontece em maio ou junho). Floresta é o município maior produtor dessa fruta no Brasil, é um grande festival.
Festival do Cupuaçu de Presidente Figueiredo - AM
Hotel Maruaga em P. Figueiredo- AM
Presidente Figueiredo possui belezas naturais em abundância, jóias como cachoeiras e cavernas encravadas na maior floresta do planeta. »»»O município, que é do tamanho da Holanda, possui cerca mais de 100 cachoeiras. Uma outra curiosidade é o nome da cidade, que oficialmente diz respeito ao primeiro presidente da Província do Amazonas, João Baptista de Figueiredo Tenreiro Aranha, falecido em 1861.
O cupuaçu é um dos produtos mais expressivos do Amazonas. De 1993 até hoje, a área plantada cresceu mais de 11 vezes. Praticamente todos os municípios amazonenses possuem áreas produtivas de cupuaçu, segundo dados do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (Idam).
Em 1993, a área plantada de cupuaçu era de apenas 839 hectares; dois anos depois, em 1995, a área já havia mais do que duplicado, era de 2.156 hectares. Com o advento do programa Terceiro Ciclo, marco do Governo da época, a área plantada saltou para 9.733 hectares, em 2000. Atualmente, as plantações de cupuaçu ocupam área equivalente a 10.210 hectares, com produção estimada em 19,3 milhões de frutos. No entanto, o volume de produto beneficiado ainda é inexpressivo. A produção de polpa foi de apenas 1,8 mil toneladas em 2002.
Festival do Açai (onde acontece)
Em Várias cidades do Norte do Brasil
Os festivais de frutas acontecem em várias cidades brasileiras é uma forma de divulgação da cultura, serve muito mais para chamar a atenção dos compradores e consumidores do que exatamente comemorar uma cultura, apesar de esse ser um dos principais objetivos. Separei esses Festivais do Açai, não postei fotos, há pouca informação sobre isso fora da região. Esses festivais do Açai, geralmente ocorrem de setembro a dezembro na Amazônia, para que se saiba onde eles são realizados, postei essa matéria; o Pará continua sendo o maior produtor mundial, contudo vê-se que o açai acompanha o rio Amazonas e seus afluentes, desde o Acre(Feijó) até a Vila do Broca, já na Zona Bragantina no Pará, uma região Atlântica. Veja onde se realiza esses Festivais de Açai:
Feijó - município do Acre
Codajás - município do Amazonas
o Pará é o maior produtor de açaí (Euterpe oleracea Mart.) sendo "o principal centro de dispersão natural dessa palmácea".
Cametá - mun. do Pará (região do baixo Tocantins)
Igrapé-miri - mun. do Pará (região de Abaetetuba)
Inhangapi - mun. do Pará (região de Castanhal)
Bagre - mun. do Pará (Marajó)
Ponta de Pedras - mun. do Pará (Marajó)
Barcarena - mun. do Prá(região Guajarina)
Limoeiro do Ajuru - mun. do Pará(região de Cametá)
São Sebastião da Boa Vista - mun. do Pará(região de Cametá)
Em Vilas do Pará
Festival do Açai da Vila do Broca (Bragança-PA)
Festival do Açai da Vila de Piquiatuba (Belterra - PA)
O açaí também é encontrado no Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins e em outros países como Venezuela, Colômbia, Equador, Suriname, Guiana e Panamá. "No entanto, é na região do estuário do Rio Amazonas que se encontram as maiores e mais densas populações naturais dessa palmeira, adaptada às condições elevadas de temperatura, precipitação pluviométrica e umidade relativa do ar e solo arenoso-argiloso.
Embora o açaizeiro ocorra naturalmente em grandes concentrações em toda a região do estuário amazônico, a produção econômica de frutos é creditada, basicamente, às microrregiões homogêneas de Cametá (MRH 041), Furos de Breves (MRH 035) e Arari (MRH 036) que, ao longo dos últimos 10 anos, contribuíram com mais de 90% da produção estadual. Em termos de oferta de frutos, têm destacadas participações os Municípios de Cametá, Limoeiro do Ajuru, Abaetetuba, Igarapé-Miri, Ponta de Pedras e Mocajuba, responsáveis por cerca de 80% da produção paraense.
Pesquisa: Pedro Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário