segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A festa da Inauguração do novo prédio da prefeitura, shows culturais.

Zé Lima e Saniel, várias cantorias e uma canção sobre a Vila Ametista
A enfermeira cantora - Floripa - a Revelação da Noite

Nas comemorações de Inauguração do novo prédio da prefeitura de Floresta do Araguaia - PA, algumas manifestações foram surpreendentes e o melhor, todos os artistas e grupos que se apresentaram eram "Prata da Casa", todos do município, uma direção do prefeito  em apoiar tudo de bom que a terra tem.

Grupo de Capoeira - professor Apocalipse

Grupo de dança do PETI - Bolero c/ a música "Foi Assim" de P. André Barata


Chiquinho Siqueira, um dos maiores compositores de Floresta

Grupo de Dança do PETI, um carimbó estilizado, coreógrafo Natan


Rubens e Ronaldo, bons em Moda de Viola



Após o cerimonial de inauguração aconteceu apresentações de crianças do PETI com belas coreografias, com dança de carimbó estilizada e uma apresentação de dança com a música “Foi Assim” (um bolero do grande compositor paraense Paulo André Barata), as apresentações de crianças assistidas pelo PETI da prefeitura, as belas peças de dança são obra do coreógrafo Natan e a apresentação de capoeira, coordenado pelo professor Apocalipse (Carlos José) também do PETI. Houve um grandioso Show Pirotécnico e a apresentação de duplas sertanejas do município, foi uma festa com talentos locais com as duplas “Rubens e Ronaldo”; “Ademir e Ademar” ; “Zé Lima e Saniel” e “Edilson e Edivan” e contou com a presença do compositor e cantor de Floresta Chiquinho Siqueira, uma revelação da noite foi a enfermeira do hospital municipal, Floripa que cantou o sucesso sertanejo “Amargurada” de Tião Carreiro, uma surpresa, Floripa foi bastante aplaudida. Zé Lima e Saniel deram um show a parte e encerrando a grandiosa festa aconteceu a apresentação do JB Viola e Banda, onde a galera dançou os hits sertanejos e se divertiu muito comemorando este grande feito da administração da prefeitura atual.




Pedro Paulo Barbosa



quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Frango com abacaxi de Floresta


FRANGO COM ABACAXI
Foto apenas ilustrativa

IGREDIENTES

01 frango cortado em pedaços (se preferir use 1,2  Kg de coxa e sobrecoxa)
01 abacaxi perola maduro cortado em rodelas
02 colheres (sopa) de margarina
1½ colher (sopa) de trigo
02 tabletes de caldo de galinha
½ lata de creme de leite
01 maço de salsa picado (pode ser substituído por coentro)
01 cebola média picada
½ xícara (chá) de óleo (para fritura)
Sal a gosto
Pimenta do reino moída a gosto


MODO DE PREPARO

Tempere o frango com sal e pimenta. Descasque o abacaxi e corte-o em rodelas finas, repique cinco ou seis rodelas sem as partes internas (talo) e ponha no liquidificador. Junte ½ xícara (chá) de água e bata bem; reserve o suco.
Frite os pedaços do frango no óleo quente até ficarem bem dourados; junte a cebola e a salsa, abafe e deixe em fogo baixo por 10 minutos. Reserve.

A parte, aqueça a margarina numa panela e doure a farinha de trigo. Junte o suco de abacaxi reservado e os tabletes de caldo de galinha já dissolvidos em uma xícara (chá) de água fervente. Adicione o creme de leite, mexa bem e deixe no fogo até que comece a engrossar o caldo.

Numa travessa refratária, arrume os pedaços de frango e as rodelas de abacaxi por cima. Regue com o molho e leve ao forno bem quente (pré aquecido) asse por cerca de 30 minutos.

Sirva com arroz branco. Rendimento 6 a 8 porções.


Maria Naid C. Feio Barbosa
Floresta do Araguaia-PA


OBS:
Essa receita virou receita de família; Naid faz um frango com abacaxi muito delicioso, eu já comi várias vezes, experimente e mande comentários. 

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A colheita do abacaxi em Floresta do Araguaia - PA.



A safra de abacaxi de 2011 começou em Floresta do Araguaia, o município paraense que é o maior produtor de abacaxi do Brasil (ananas comosus, var. comosus)com área plantada de 12 mil hectares aproximadamente, é considerada a capital do abacaxi, no município é plantada a variedade conhecida com pérola, com sabor mais doce e cor da polpa mais clara. Segundo o agrônomo Danilo Leonel de Almeida Santos da Sec. Municipal de Agricultura – “Essa safra será muito boa e os produtores de abacaxi que usam irrigação tiveram  bons lucros, vendendo o fruto até R$ 2,00 a unidade”, segundo ainda o agrônomo, diz que quem induziu a fruta cedo, no caso final de agosto até meados de setembro e que não tinham irrigação, tiveram prejuízo neste final e começo de ano devido ao atraso das chuvas que só se intensificaram em finais de dezembro.  



O abacaxi é lavoura de indução floral provocada, nesse caso pode-se retardar ou apressar uma safra e uniformizá-la. O abacaxi precisa de água e solo bem drenado, características peculiares da região de Floresta que começou a produzir abacaxi em meados dos anos 1980, porém somente  a partir de 1995 sua produção é considerada comercial.


O balaio usado em Floresta é típico, carregado nos ombros, é diferente do da Paraíba que se carrega na cabeça. O balaio é confeccionado em bambu.



segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Açai, algumas informações extras.

ALGUMAS INFORMAÇÕES EXTRAS SOBRE AÇAI



Conheci o delicioso fruto em Bragança, cidade atlântica do Pará, comecei comendo-o com açúcar, farinha de mandioca e camarão salgado, eu era ainda uma criança e tinha vindo do nordeste com minha família para morar no Pará. Tem um carimbo do Pinduca que diz: “Chegou ao Pará, parou, Tomou açaí, ficou...”, e fui ficando e outros lugares que morei na Amazônia Legal, todos tinham açaí.


Paneiros na Feira do Açai em Ver-o-Peso, Belém-PA

Açaí -  é o fruto bacáceo roxo que dá em cacho na palmeira conhecida como açaizeiro, cujo nome cientifico é Euterpe oleracea Mart. Existem na verdade duas principais variedades de açaí, uma de rio que perfilha (E. oleracea) e outra de terra firme(E. edulis) que não perfilha.

O perfilhamento do Euterpe Oleracea chamam na região amazônica de “touceira”, touceira de açaí, o açaí popularizado pelos moradores de Estado do Pará existe no Maranhão, Amazonas, Amapá, nas Guianas(Suiname, Guyana e G. Francesa) e na Venezuela. E em muitas regiões da América Latina não é comercial ainda. Mais a maior concentração de açaí é mesmo no Baixo Amazonas e Estuários dos rios do Pará, a região de Cametá a Abetetuba tem, segundo muitos pesquisadores, a maior concentração açaizeira.


Belém do Pará é a com certeza a cidade que mais consome açaí no mundo, são 200 mil litros/dia da bebida. A bebida açaí é diferente da poupa.

Polpa de açaí – sem adição de água, extraída por máquina própria.


Bebida Açaí – feita com adição de água, em três modalidades





Açai Fino

Açai Médio

Açai Grosso




O mais tomado é o açaí médio, servido nos restaurantes e bancas de comida do ver-o-peso.







Como se toma açaí no Pará:






Seus acompanhamentos – farinha d’água, farinha de tapioca, farinha seca, (nada de granola), com ou sem açúcar, as vezes acompanhados também de peixe frito, camarão salgado e/ou charque frito.

Mas muita gente como junto com a comida tradicional, uma bocada de comida (feijão c/ arroz), uma bocada de açaí cuja tigela está ao lado. O paraense tradicional, o nativo geralmente come o açaí sem açúcar.



O Açaí Azedo – depois de algumas horas, depois de batido, o açai "azeda", mas é comido, tem o mesmo valor de uma coalhada de leite, modificada por bactérias benéficas, e é  comido com açúcar, alguns apreciam, outros não. 


O açai é uma preciosa fonte de cálcio e magnésio, mas é pobre em ferro. 


O açaí para o paraense é como o chimarrão para os gaúchos, assim como o acarajé é para os baianos, ou como a rapadura para os cearenses.





Sorvetes – o açaí é muito apreciado como sorvete em toda a Amazônia, a CAIRU, tradicional sorveteria de Belém tem um sabor chamado “paraense” que consiste em juntar a farinha de tapioca com o delicioso açaí.





Algumas misturas que se fazem por aí como; com granola, leite em pó, banana, etc., é na verdade um “sacrilégio” para o paraense tradicional, pra eles, é como colocar açúcar no chimarrão do gaucho; já no Pará o açaí é tomado de forma tradicional há centenas de anos.



Transporte - Alguns barcos que transportavam peixe passaram a transportar o açai congelado em caroço, pois a fruta "azeda" rápido, em 20 horas ele muda de sabor, mas não estraga, apenas sofre rápida ação bacteriológica como a que ocorre com o leite. Caminhões "carga seca" trazem açai do Maranhão para o Pará, nas rodovias, mas estes  tem que ser rápidos no transporte, na safra de setembro a janeiro(açai de verão). 







Há uma necessidade de se palntar mais açai, pois a exportação da fruta está deixando os pobres de algumas cidades do Pará sem acesso ao precioso Fruto.





Pedro Paulo – Pedrovida12

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O QUE TERIA NUM ALMOÇO BEM MARANHENSE, EM SÃO LUIZ.?!

PRATOS PRINCIPAIS....




torta de camarão-1
Torta de Camarão



Ingredientes:


1 Quilo de camarão VM, descascado e limpo
12 ovos
01 limão
Sal à gosto
pimenta do reino branca à gosto
01 Cebola grande
06 Tomates sem pele e sem caroço
01 Pimentão vermelho pequeno
50 Gramas de azeitonas verdes
02 colheres de sopa de coentro picado
03 Colheres de sopa de azeite de oliva
01 colher de sobremesa de manteiga com sal




Modo de fazer:


Tempere o camarão com limão, sal e pimenta
Corte em cubinhos a cebola, os tomates, o pimentão e as azeitonas.
Reserve um pouco das azeitonas, do pimentão e do coentro picado para enfeitar. 


Leve ao fogo médio uma frigideira de ferro com o azeite e manteiga e acrescente o camarão, deixe refogar um pouco.
Separe uns 20 camarões para enfeitar.


Misture ao restante dos camarões a cebola, o tomate, o pimentão as azeitonas e o coentro e refogue mais um pouco.
Acerte o sal e a pimenta.


Bata 06 claras em neve acrescente as gemas e misture aos outros ingredientes na frigideira misturando bem.


Bata mais 6 claras em neve, acrescente as gemas, acerte com sal e pimenta e cubra com eles todos os ingredientes da frigideira por igual.
Leve então a frigideira ao forno pré-aquecido à 180 Graus.


Quando estiver dourado retire do forno, enfeite com os camarões, o pimentão, a azeitona e o coentro reservados.


(BLOG DO ECIO).






Arroz - de - Cuxá


Ingredientes:


2 xícaras de arroz
200 g de vinagreira
1 kg de camarão seco
250 g de gergelim torrado
1 cebola picada coentro
1 tomate picado
1 dente de alho socado 100 g de farinha de mandioca sal e pimenta-roxa




Modo de Preparo:


Cozinhe a vinagreira com um pouco de sal escorra e bata bem com uma faca. Acrescente os camarões, o gergelim, a cebola, o alho, o sal, coentro, pimenta-roxa e tomate picado. Deixe refogando. No final junte a farinha de mandioca, junte 1 1/2 litro de água, arroz e deixe cozinhando em fogo brando, mexendo até que o arroz esteja mole. Sirva bem quente.






Cuxá Tradicional



Ingredientes:


6 maços de vinagreira - 1/2 kg de camarão seco - 1/4 de farinha seca - 1/4 de gergelim - 2 dentes de alho - cebola - cheiro verde - Pimenta de cheiro.


Modo de usar:
Torra-se o gergelim e soca-se no pilão, juntamente com o camarão, a farinha seca fina, a cebola, o cheiro verde e a pimenta. Cozinha-se a vinagreira separadamente e bate-se bem, depois de escorrer parte da água. Com a mistura pilada faz-se o angu, no fogo, e junta-se por último a vinagreira. Servir com arroz branco, peixe-frito, torta de camarão...








ACOMPANHAMENTOS....







Salada com Alface Picada e Pepino em pedaços.







Farinha de Puba




E PRA BEBER....





Guaraná Jesus - um sabor peculiar, só provando












DE SOBREMESA....









Mousse de bacuri


Ingredientes:
1/2 kg de polpa de bacuri
1 xícara de leite condensado
1 xícara de creme de leite,sem o soro
3 claras em neve.


Como Fazer Mousse de bacuri


Modo de preparo: Bata no liquidificador o bacuri, o leite condensado e o creme de leite até ficar tudo bem misturado. Acrescente as claras batidas em nee e misture delicadamente. Coloque em 6 taças e leve para gelar.








E  OUVINDO  REGGAE.....









OU .....