sexta-feira, 11 de junho de 2010

O SÉCULO DO ESPÍRITO SANTO - 1901 a 2000.

O QUE É PENTECOSTES ??

Pentecostalismo é um movimento de renovação dentro do cristianismo, que coloca ênfase especial em uma experiência direta e pessoal de Deus através do Batismo no Espírito Santo. O termo Pentecostal é derivado Pentecostes, um termo grego que descreve a festa judaica das semanas. Para os cristãos, este evento comemora a descida do Espírito Santosobre os seguidores de Jesus Cristo, conforme descrito no Livro de Atos, Capítulo 2. Pentecostais tendem a ver que seu movimento reflete o mesmo tipo de poder espiritual, estilo de adoração e ensinamentos que foram encontrados na Igreja primitiva. Por este motivo, alguns pentecostais também usam o termo Apostólica ou Evangelho Pleno para descrever seu movimento. Abaixo, nós separamos quatro impottrantes datas pentecostais, 1901, 1906, 1911 e 2000. Os pentecostais são a maior corrente dentro do protestantismo, creem no batismo com o Espírito Santo, cujo sinal é falar em línguas estranhas, para o falante, a glossolalia, Atos 2: 5 a 13. A maior denominação e grupo de igrejas pentecostais na America Latina, incluindo o Brasil é a Assembléia de Deus, reunidas em Convenções e Ministérios. O avivamento dos EUA foi importante, mas o país que mais avançou com as ADs foi o Brasil, são tres grandes convenções, a CGADB, a CONAMAD e a CIAD. A Igreja mãe das Assembléias vai comemorar os 100 anos das ADs em 18 de Junho de 2011. A Quadrangular(IEQ), outra grande pentecostal chegou por aqui em 1950. A IIGD, de R. R. Soares, nasceu no Brasil, assim como a IMPD de Ap. Valdemiro Santiago, que são mais novas de fundação. Existem também batistas pentecostais, os chamados Batistas Renovados, algumas igrejas reunidas na Convenção Nacional dos Batistas.  


O SÉCULO DO ESPÍRITO SANTO - XX

TOPEKA, KANSAS -1901
Em 1º de janeiro de 1901, uma jovem chamada Agnes Ozman foi batizada com o Espírito Santo numa pequena escola bíblica em Topeka, no Kansas. Aluna de Charles Fox Perham, ex-pastor metodista e professor da Igreja Holiness, Agnes experimentou uma impressionante manifestação do dom de línguas e tornou-se a primeira pentecostal do século XX.


"Impus as mãos sobre ela e orei", declara o Pr. Parham, recordando aquele momento. "_Eu mal havia completado três frases, quando a glória desceu sobre ela. (....), e ela começou a falar em chinês. Durante tres dias, não conseguiu falar uma só palavra em inglês".


De acordo com J. Roswel Flower, fundador e secretário das Assembléias de Deus, a experiência de Agnes foi o ""toque sentido ao redor do mundo"" (citado de "OSéculo do Espirito Santo", Vinson Synan, editora VIDA, 2009, SP; pg. 15).


A primeira batizada com Espirito Santo no Brasil foi a irmã, Celina de Albuquerque em Belém do Pará em 1911, em 18 de Junho de 2011, as Assembléias de Deus no Brasil, vão comemorar o centenário em Belém, será uma grandiosa festa.


RUA AZUZA em 1906
William Seymour, o Pastor do grande avivamento da rua Azuza.

Em 1906 aconteceu um avivamento na AZUZA STREET, ou Rua Azuza que trouxe grande repercussão internacional.
Em 1906, um grupo de irmãos liderados por um pastor negro chamado William Seymour, começa um avivamento em uma pequena igreja, na realidade, um grande armazém. Seymour era avivalista, logo o movimento se espalha com maior intensidade, chegando até Los Angeles, onde uma senhora chamada Aimee Mcpherson inicia um grande avivamento pentecostal em sua igreja conhecida como Angelus Temple. 

O Jornal Pentecostal - Naquele tempo alguns irmãos tiveram a excelente idéia de iniciar um jornal com a finalidade de divulgar o avivamento. Este jornal, o Apostolic Faith (Fé Apostólica), imortalizou artigos, testemunhos e matérias incríveis sobre os sinais, maravilhas e experiências maravilhosas com o precioso Espírito Santo naqueles dias. 



BELÉM DO PARÁ - 1911

Daniel Berg e Gunnar Vingren
Nos EUA, Daniel Berg foi visitar o pastor Vingren em South Bend. Durante aquela visita, quando participavam de uma reunião de oração, o Senhor lhes falou, através de uma mensagem profética, que eles deveriam partir para pregar o Evangelho e as bênçãos do Avivamento Pentecostal. O lugar tinha sido mencionado na profecia: Pará. Nenhum dos presentes conhecia aquela localidade. Após a oração, os dois jovens foram a uma biblioteca à procura de um mapa que lhes indicasse onde o Pará estava localizado. Foi quando descobriram que se tratava de um estado do Norte do Brasil”.Extraído do livro História das Assembléias de Deus, Emílio Conde - CPAD




Quando Daniel Berg e Gunnar Vingren, chegaram a Belém do Pará, em 19 de novembro de 1910, ninguém poderia imaginar que aqueles dois jovens suecos estavam para iniciar um movimento que alteraria profundamente o perfil religioso e até social do Brasil por meio da pregação de Jesus Cristo como o único e suficiente Salvador da Humanidade e a atualidade do Batismo no Espírito Santo e dos dons espirituais. 

As igrejas existentes na época – Batista de Belém do Pará, Presbiteriana, Anglicana e Metodista, ficaram bastante incomodadas com a nova doutrina dos missionários, principalmente por causa de alguns irmãos que se mostravam abertos ao ensino pentecostal. A irmã Celina de Albuquerque, na madrugada do dia 18 de junho de 1911 foi a primeira crente a receber o batismo no Espírito Santo, o que não demorou a ocorrer também com outros irmãos.

O clima ficou tenso naquela comunidade, pois um número cada vez maior de membros curiosos visitava a residência de Berg e Vingren, onde realizavam reuniões de oração. Resultado: eles e mais dezenove irmãos acabaram sendo desligados da Igreja Batista. Convictos e resolvidos a se organizar, fundaram a Missão de Fé Apostólica em 18 de junho de 1911, que mais tarde, em 1918, ficou conhecida como Assembléia de Deus.
Segunda IgrejaEm poucas décadas, a Assembléia de Deus, a partir de Belém do Pará, onde nasceu, começou a penetrar em todas as vilas e cidades até alcançar os grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.








NIGÉRIA, ÁFRICA - 2000

Reinhard Bonnke, o evangelista dos milhões de almas
Pela primeira vez na História, mais de um milhão de almas aceitaram a Cristo como Salvador, levantaram as mãos aceitando a fé em Jesus. em um período de uma  semana numa conferência na África. 

O Evangelista Reinhard Bonnke é o fundador e líder de “Cristo para todas as nações” (Christ for all Nations) – CfaN, um ministério evangelístico internacional com sede em Frankfurt, Alemanha. Juntamente com sua equipe da CfaN, conduz campanhas evangelísticas por toda África, Ásia e em muitas outras partes do mundo com até 1.600.000 pessoas atendendo um único culto. A pregação do evangelho é acompanhada por sinais e maravilhas, e com até 3.450.000 aceitando a Jesus em seis dias de culto.

O Evangelista é um homem com um ímpeto de urgência, e não um homem com uma mente dividida. Nada é mais importante que o evangelho, nem fama, dinheiro, prazeres desta terra ou a vida em si mesmo. Jesus tinha uma atração fatal pelo miserável – e isto o levou para a cruz. Ele trouxe a Sua cura e salvação para os quebrantados, independente das conseqüências.



Para muitos cristãos, a visão de um bilhão de vidas vindo a Cristo está além da compreensão. Mas para o Evangelista Reinhard Bonnke, um bilhão de novas vidas vindo ao Reino de Deus é inevitável!
Em um DVD (gravado ao vivo na Conferência Hillsong em Sidnei, Austrália), Reinhard compartilha os princípios bíblicos, dirigidos pelo Espírito, que o tem capacitado a conduzir mais de 40 milhões de vidas a Cristo desde o ano de 2000. Este DVD é o primeiro de três volumes e contém duas mensagens transformadoras.


4 Datas Marcantes- 1901 (Topeka) EUA;  1906 (Rua Azuza, Los Angeles); 1911 (Belém - Pará) Brasil; 2000 (Nigéria) África. O século do Espírito Santo iniciou em 1901 e em 2000, Bonnke fecha um ciclo com um milhão de almas. 



Autor
Pedro Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário