terça-feira, 21 de setembro de 2010

AS 15 PRINCIPAIS CIDADES PÓLO DO PARÁ

AS CIDADES PÓLO DO PARÁ


Depois de algumas pesquisas, e com a ajuda da Revista Veja (Edição 2180 – 1º de Setembro 2010), da reportagem das vinte cidades médias que deverão mais crescer no Brasil nos próximos cinco ou sete anos, cidades  com ótimos PIBs e crescimentos chineses, isso me ajudou  a completar a lista das 15 principais cidades pólo de desenvolvimento no Pará. Nas regiões mais bem desenvolvidas verificamos cidades pólo mais próximas, é o caso de Capanema, Bragança, Castanhal e Marituba no norte. E no sul do Pará, cito as tres: Redenção, Xinguara e Tucuman.

Não cito Belém, e nem Ananindeua porque são naturalmente pólos na região metropolitana da capital, estão juntas e nem faço referência a Soure ou Salvaterra porque estão diretamente ligadas à influência da capital, nem cito Tucurui por fazer parte da região de Marabá.



MARABÁ – A rainha da metalurgia e siderurgia, banhada pelo Rio Tocantins era até bem pouco tempo uma desconhecida, nacionalmente falando.

ITAITUBA – Divide com Santarém pólos regionais tapajônicos, é hoje uma cidade comercial, no passado era a porta dos garimpos do Tapajós.

CASTANHAL – Fica a 70 Km de Belém, nesta cidade começou as culturas de acerola e de mamão papaia no Brasil, coisa de japonês, Castanhal é uma das cidades de forte cultura nipônica no Pará.

BREVES – No sudeste da Ilha de Marajó, foi escolhida para acolher o Hospital Regional, nasceu de uma Sesmaria há mais de 170 anos. Fundada pelos irmãos Breves

ABAETETUBA – Dizem que a tradicional “amassadeira” de açaí, um engenhoso artefato de produzir a poupa com água mais usada no Pará, Amapá e Maranhão foi criada lá, é um importante centro comercial para as ilhas.

PARAUAPEBAS – A cidade da VALE, a mineração de ferro de Carajás é o seu forte, o que gerou uma ótima cidade em oferta de bons serviços gerais.

SANTARÉM –  A pérola do Tapajós, sempre foi famosa por seu pujante comércio com o baixo amazonas e sua ligação com Manaus pelo rio, virou importante porto agrícola.

BRAGANÇA – Uma das cidades mais antigas do Pará, tem mais de 400 anos, ligada ao mar, é um entreposto de pescado vindo do Atlântico, possui uma rica cultura folclórica e boa culinária.

MARITUBA – Apesar de estar na região metropolitana de Belém e sua vizinha Ananindeua ser muito maior que ela, é considerada pólo devido a forte industrialização e as relações com municípios vizinhos.

CAPANEMA – Divide com Castanhal e Bragança a liderança na Zona Bragantina, Capitão Poço, Ourém e Santa Luzia fazem parte de sua influência.

ALTAMIRA – No rio Xingu, é ligada a Marabá pela estrada Transamazônica, pólo cacaueiro e cidade de boa pecuária. Está praticamente no centro do Estado.

PARAGOMINAS -  Já foi o principal pólo madeireiro do estado, os chineses tem negócios por lá, é no estado, a principal cidade da Belém-Brasília no Pará.

REDENÇÃO – Pólo comercial e de pecuária, o Hospital Regional atende cerca de 14 municípios, é o pólo paraense mais ao Sul.

XINGUARA – Tem esse nome por ser uma ligação rodoviária entre os rios Xingu e Araguaia. Com dois frigoríficos e um grande curtume, é a porta para a região do Xingu.

TUCUMAN  Área de comercio e serviços, agora abriga minerações também, Ourilândia que dista apenas oito quilômetros de lá é menor, mas não menos importante. Tucuman tem um dos maiores crescimentos imobiliários da região


Se eu esqueci de algumas cidades importantes me desculpem, pode ter faltado alguma do Baixo Amazonas, onde o acesso é exclusivamente por via fluvial ou aérea.




Pedro Paulo Barbosa 

Um comentário:

  1. Por um lado você esta certo mais Bragança minha cidade querida ainda nem tem 400 anos e sim 399.

    ResponderExcluir