domingo, 19 de dezembro de 2010

As Diferenças entre o Orkut e o diHITT

Diferenças entre o Orkut e o diHITT




Muitos de nós dihitianos, somos ou já fomos orkuteiros, não deixa de surgir comparações entre eles, apesar de funções diferentes, o diHITT está mais para Twitter do que para Orkut eu sei. Na verdade deveríamos comparar o Orkut com o Facebook; o Orkut, alguém já disse é terceiro-mundista, em algumas “rodas”, discrimina-se muito o orkuteiro, é coisa de Lan House de periferia, talvez seja uma das maiores discriminações na internet; dizem que Facebook é pra rico e Orkut pra pobre, contudo o Orkut é muito bom pra nós brasileiros e ironicamente que o Facebook pra começar precisou de financiamento de um brasileiro. Eu particularmente me orgulho do diHITT, pelo Pablo e pela língua portuguesa.  Tenho perfil no Facebook mas uso mais o Orkut. Minhas prioridades no uso da Internet = diHITT, Orkut, Gmail, Google Talk, Twitter e os blogs (Blogspot); uso pouco o MSN.

O diHITT é um fenômeno de língua portuguesa, Brasil e Portugal, um site de Blogs.

O Orkut é um fenômeno do 3º mundo, lidera na Índia e no Brasil, eu tenho um amigo indiano.

Faixa Etária – Orkut mais jovens  // diHITT mais velhos

No Orkut, chegar a ter 900 amigos, é um grande feito, poucos conseguem isso, já no diHITT, é muito fácil e rápido passar dos 1500 amigos.

No Orkut, pelo menos no meu caso, cerca de 40% dos amigos são também presenciais (conhecidos pessoalmente), no diHITT, menos de 2% são amigos presenciais(eu só tenho dois); os fakes, parecem ser muito mais comuns no Orkut do que no diHITT, a maior função do Orkut é encontrar amigos e contatar parentes, as comunidades do Orkut são pouco valorizadas mesmo tendo muitos membros, nas enquetes e fóruns há pouca participação.

As comunidades no diHITT são Blogs, tem poucos membros, mas geram muito mais atividade intelectual e comentários.

No Orkut há mais solidariedade entre amigos pessoais e conhecidos presenciais,

No diHITT há muito mais solidariedade entre desconhecidos pessoalmente, (quanto aos presenciais não posso dizer, pois tenho poucos)

Manter muitos perfis no Orkut é muito mais fácil que no diHITT, uma pessoa pode administrar 5 ou 6 perfis facilmente.

No diHITT administrar mais de dois perfis é quase impossível, pois facilmente pode ser descoberto.

Encontrar amigos no Orkut é mais fácil que no diHITT, nunca encontrei um amigo ou conhecido presencial no diHITT; no Orkut encontrei um amigo que não via a 8 anos e outro que eu não via a 12.

O Orkut é um fenômeno nacional, o diHITT é mais forte em alguns estados, o Espírito Santo pode-se dizer é um campeão de participações.

No Orkut há facilidade de se fazer enquetes nas comunidades, mas responde-las é mais difícil a participação, há pouco interesse.

No diHITT não há exatamente um dispositivo fácil de se fazer enquetes, a não ser nos Blogs cadastrados.

Não há exatamente uma concorrência entre o diHITT e o Orkut, são funções diferentes. 


Nota: Amizade Virtual não quer dizer que seja irreal, ela é real sim, ela só não é presencial, uma amizade pode ser só virtual e ter solidariedade, é claro que o grau de comprometimento é menor; uma amizade pode ser virtual e presencial ao mesmo tempo, exemplo - quando eu passo a conhecer a pessoa na presença, ou seja , fisicamente; depois de te-la  conhecido pela Internet, por isso é necessário se conhecer mecanismos de segurança.  Quando a amizade já é presencial, a virtualidade está apenas na comunicação. Exemplo -  eu encontrei o meu amigo de infância no Facebook e passei a me comunicar com ele pela Internet, então há diferença entre relacionamento virtual e interação virtual. 


Por: Pedro Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário