domingo, 5 de junho de 2011

Nossa Receita de Maniçoba Paraense










NOSSA RECEITA DE MAIÇOBA
OITO IGREDIENTES + TEMPEROS

8 Kg de maniva cozida
2 Kg bucho
2 kg de lingüiça (metade pode ser defumada)
1 Kg carne seca, ou carne salgada de gado
600 g de bacon (cortada em pedaços pequenos)
500 g charque
300 g toucinho/pele salgado
300 g orelha/ pé/ costelinha salgado

Temperos
Alho - 5 a 6 grandes dentes de alho, ou uma “cabeça” pequena de alho
Sal (cuidado com o sal, pois a maioria dos ingredientes já vem salgados)
Pimenta-do-reino a gosto
Cominho (1 colher cheia)
Cebola ( 3 cebolas grandes bem picadas)
3 folhas de louro
200 ml de vinagre

Primeiro por os ingredientes mais duros: Bucho, carne seca, charque
 
Após 1 hora, por: pé/ orelha/ costelinha de porco e toucinho salgado.

Após 2 horas, por: bacon e lingüiças e temperos.

Após 3 horas, fazer: prova do sal e verificação da quantidade de água.


OBS: Não exagere nos embutidos defumados, originalmente a maniçoba paraense não levava nenhum defumado, apenas carnes salgadas (porco e boi).  Voce pode diminuir a carne salgada e aumentar a quantidade de charque, ou pode acrescentar carne de porco fresca, desde que mantenha 1,5 Kg.


Comentário
Essa é uma base que eu e Naid fizemos em casa, sem seguir uma receita pré-determinada, o sabor da maniva já é um forte tempero, não usamos tomate, coloral ou extrato, nem cebolinha ou coentro. O alho é uma base muito forte na culinária paraense, é assim também com o Tacacá e o Pato no Tucupi, portanto, o alho é essencial na culinária paraense; mesmo sendo a culinária paraense de origem indígena, contudo mantendo o  forte tempero dos colonizadores, os portugueses. Comprei a maniva(folhas trituradas de mandioca) no Ver-o-Peso em Belém, trouxe refrigerada num isopor para cá, a maniva é pré-cozida é muito vantajosa para quem mora longe da fonte, os restantes dos ingredientes comprei por aqui, não encontrei o charque(jabá) no meio dessa goianada onde vivo, mas deu certo ficou delicioso.  


O que não pode faltar na maniçoba – bucho, lingüiça, charque e toucinho; não é bom que falte essas quatro coisas.  dois do porco (lingüiça e toucinho) e dois do boi (bucho e charque). Lembrando que na falta do charque, a carne salgada pode substituir.  

2 comentários:

  1. Oi.com a maniva pre cozida. Qual o tempo para acrescentar os ingredientes. ?e quanto tempo fica a cozinhar? Por dia.? Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  2. Oi.com a maniva pre cozida. Qual o tempo para acrescentar os ingredientes. ?e quanto tempo fica a cozinhar? Por dia.? Aguardo resposta.

    ResponderExcluir