sábado, 11 de junho de 2011

Paneiro


PANEIRO - O VERSÁTIL CESTO AMAZONICO



PANEIRO - é o cesto amazônico por excelência, feito de talas de guarimã, guarumã ou arumã, eu prefiro chamar de guarimã como é conhecido no baixo amazonas e zona Bragantina do Pará, é confeccionado  em traçado hexagonal, formando "estrelas de Davi" . A palavra paneiro é hibrida, vem do tupy - PANÁ (cesto) com o sufixo português - EIRO que expressa uso, finalidade e profissão (paná + eiro = Paneiro). Muita coisa se faz com o guarimã, além dos tradicionais paneiros, no passado, os caboclos ribeirinhos, embalavam farinha em paneiros que eram forrados com as folhas do guarimã. Carrega-se e guada-se nos paneiros,  de roupas a alimentos, até animais são transportados em paneiros na Amazonia. 


Planta de guarimã


Em Belém, o antigo super mercado Charisma, embalava as compas dos clientes com paneiros forrados com jornais , pense numa embalagem ecológica, mamãe me levava algumas vezes, íamos e voltávamos de taxi. 


Paneiro Embalagem


Hoje algumas empresas de artigos regionais utilizam cestinhos de guarimã, como apelo bem regional e ecológico
Embalagem de guarimã


Até hoje, na feira do Açai em Belém do Pará, o açai que vem das ilhas do Baixo Amazonas e outros rios da região, são comercializados em PANEIROS. 



A peneira feita de guarimã, já tomei muito açai feito nelas. 

Um comentário:

  1. Excelente lembrança. Há fatos importantes de nossa história e reminiscências que nos trazem coisas muito boas ao serem trazidas. Fico feliz em encontrar isso por aqui.

    Na região do baixo amazonas, além do Guarumã, fazem o paneiro de tala de guia de folha de palmeiras como o inajá ou abacabeira. São mais comuns. O guarumã é mais frequente como fibra para carregar peixe em cambada.

    ResponderExcluir