quinta-feira, 28 de julho de 2011

"Nova Ipixuna" e "Ipixuna do Pará", e "Ipixuna"

Ipixuna, em tupi significa "água preta", ou "rio de água escura", essas cidades receberam seus nomes devido a rios com este nome, há dezenas de Igarapés, com o nome de Ipixuna na Amazônia Brasileira. 






NOVA IPIXUNA - PA

Localização de Nova Ipixuna

O Município de Nova Ipixuna, foi fundado no mês de agosto de 1977 mas só desmembrado dos municípios de Itupiranga e Jacunda no dia 20 de outubro de 1993, sendo instalado o município no dia 1 de janeiro de 1997. atualmente possui uma população: 13.644 habitantes numa área de Densidade Demográfica equivalente a 5,49 hab/km², situa-se no Sudeste do Estado.












IPIXUNA DO PARÁ - PA


Localização de Ipixuna do Pará


A localidade era conhecida por km 108. Mais tarde, em função do rio que corta o município, passou a denominar-se de Ipixuna. Com os incentivos de vários programas governamentais visando à ocupação da Amazônia, construiu-se a Vila de Ipixuna.  Desmembrado de Município de São Domingos do Capim, recebeu sua emancipação em  13 de dezembro de 1991, através da Lei Estadual nº 5.690. Em 1º de janeiro de 1993, instalou-se o Município, com o nome de IPIXUNA DO PARÁ. Nordeste Paraense.











IPIXUNA - AM


Localização de Ipixuna


Ipixuna é um município do estado do Amazonas. O nome do município veio do rio Ipixuna, um dos principais afluentes do rio Juruá, com a extensão de cerca de 300 km.Na Microrregião de Juruá, no Sudoeste do Amazonas. O município tem 16.332 habitantes (2003) e 13.631 km².










Fonte:
Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário