quarta-feira, 27 de julho de 2011

São Domingos do Capim e da pororoca


Canoagem, Surf na Pororoca e Boa Comida !




São Domingos do Capim e da pororoca  (Foto: Ney Marcondes)
(Foto: Ney Marcondes)
Das lendas sobre os fenômenos naturais às manifestações da cultural popular e religiosa, São Domingos do Capim abriga mais belezas do que apenas a pororoca. E uma das principais é o rio Capim. Afluente da margem esquerda do rio Guamá, ele nasce nos contrafortes da Serra dos Coroados, no sudeste do Estado e atinge extensão de 600 km. Sua bacia hidrográfica, com uma área de cerca de 40.000 km², tem a forma de um retângulo alongado e rede de drenagem irregular, devido a pouca declividade da região. Amantes da pesca podem também percorrer os cursos dos rios Guajará e Gua má, ligados ao Capim. Além de peixes a região é ainda referência na captura de camarão.

Surf  na  Pororoca

Imperdível
O fenômeno da Pororoca, que é uma mistura de aventura, misticismo e fenômeno da natureza que só acontece nos rios da Amazônia, nos meses de março e abril.


Como chegar: Seguindo de Belém pela BR-316 e entrando na PA-127, chega-se à colônia 3 de Outubro, em Castanhal. A travessia para São Domingos é feita de barco, numa viagem de 2h. Localização: a 130 km de Belém. Área: 1.677 km². População: 29.827 habitantes.


Peixes encontrados na região: Caratinga, traíra, filhote, jundiá, tuí e cachorras.


Onde pescar: A margem do rio concentra o maior número de espécies.

Quando pescar: durante o segundo semestre, quando além das festividades nos municípios banhados pelo rio, como São Domingos do Capim, Paragominas e Ipixuna do Pará, acontece também o campeonato no rio.


Onde ficar

Hotel Beira Rio (São Domingos do Capim) - Avenida Dr. Lauro Sodré, 32 – Centro. Telefone: (91) 3483-1271/ 9906-5339.



Residence Palace Hotel (Paragominas) - Rua 15 de Novembro, 83 – Centro. Telefone: (91) 3729 - 1852 / (91) 3729 – 7933.



DOL ( Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário