domingo, 10 de julho de 2011

Como as Centenárias Mangueiras de Belém se harmonizam tão bem com a cidade

 As Mangueiras de Belém, um convívio urbano exemplar






A feliz convivência entre mangueiras centenárias, homens, projetos arquitetônicos, companhia elétrica, ruas, prédios comerciais e condomínios, além de carros e autoridades de trânsito em Belém é impressionante, talvez os moradores dessas áreas do centro de Belém, muitos há que não percebem tal harmonia.

O belenense já sente orgulho dessas centenárias mangueiras, mesmo que no período das mangas amasse algum carro, ou quebre um pára-brisas; nunca ouvi falar que uma manga caiu na cabeça de alguém deixando-o ferido ou gravemente machucado. Na safra alimenta os pobres e moradores de rua, mas há os apanhadores de mangas profissionais, usam cordões que ao jogar nas mangueiras, ficam a balançar derrubando as mangas, os donos de carros acham bom isso porque se derruba logo essas mangas.


O emaranhado de fios elétricos, cabos telefônicos e luminárias de postes, não é empecilho para essa boa convivência, a CELPA, a companhia elétrica local se especializou tanto com isso, que junto com a prefeitura planeja muito bem as podas das mangueiras que sobrevivem altaneiras e tornando o centro de Belém com um ar mais fresco e ventilado.


Já aconteceu de uma mangueira dessas cair e amassar carros, mas sempre a natureza dá um ou mais avisos antes. Um carro amassado, o seguro pagará, e mesmo assim, prejuízo particular e único, não é uma justificativa para se acabar com as mangueiras; Belém prova que se pode conviver com elas harmoniosamente.

No começo da safra de mangas, periquitos e curicas (maritacas) invadem a cidade, vem se alimentar nas mangueiras, milhares dessas aves, é um som de selva na cidade.

Essas pedras na Av. Nazará possuem mais de 100 anos



















Chove muito, chove quase todo dia, mas não falta energia, as árvores bem cuidadas desafiam teorias urbanas – mangueiras não são árvores próprias para regiões urbanas. A prática destrona a teoria, pois os túneis de mangueiras desafiam os séculos numa feliz convivência e muitos belenenses dizem: eu sinto orgulho de nossas mangueiras. !!

Eu estive em Belém e fiz essas fotos, eu me fascino com essa convivência harmoniosa, que poucas megalópoles conseguem ter com a natureza, a não ser nos parques, aqui é nas ruas do centro.


Texto de Pedro Paulo (Pedrovida12)

4 comentários:

  1. Realmente se interagem com a paisagem, a arquitetura e a cidade que muito bonita.


    João Bosco

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo, demorei, mas cheguei, rsrsrs.
    Sempre ouvi falar destas mangueiras e acho o máximo. Acho que todas as cidades deveriam ter árvores frutíferas em todas as calçadas. Até mesmo para alimentar quem vive pelas ruas.
    Acho que os prejuizos que possam causar são mínimos, quando se pensa nos beneficios.
    Inclusive os pássaros que, sem dúvida alguma, já são um espetáculo à parte.
    E as mangueiras são lindas!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Olha achei simplesmente linda essa harmonia, pois muitos centros das cidades perderam essa beleza.

    valeu por partilhar essas lindas fotos!!

    Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Irismar,

    Nunca vi uma metrópole conviver tão bem com árvores tipo mangueira como Belém do Pará, são túneis maravilhosos cheios de frescor e vida.

    Boa Noite !

    ResponderExcluir