sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Moqueca de pirarucu - "É do Pará"

Essa deliciosa receita ganhou um concurso (Dez – 2010) no programa “É o Pará” da TV Liberal – afiliada Rede Globo no estado. A moqueca é originalmente baiana, mas existem versões famosas como a moqueca capixaba e a paraense, esta última não leva dendê, mas bem que poderia levar, o Pará também é um grande produtor de dendê. Ainda não fiz a receita, mas conheço muito bem  o sabor do pirarucu que no Mato Grosso chamam de pirosca. Essa versão ficou famosa num concurso entre internautas que assistem ao programa “É do Pará”. Lembre-se, na maioria dos pratos amazônicos não se usa salsa e nem açafrão, usa-se o coentro e o colorau, porém a cebola e o alho aprendido dos portugueses são usados bastante.


Moqueca de pirarucu
               


Ingredientes:

01 kg de filé de pirarucu
01 colher de óleo de soja
03 dentes de alho amassados
01 cebola de cabeça picada
03 pimentas de cheiro
½ colher de corante (colorau)
01 tomate picado
sal á gosto
200 ml de creme de leite
02 litros de leite de coco
01 colher de sopa de molho shoyo
01 colher de sopa de vinagre
01 limão (retirar o suco)
01 masso de cebolinha
01 masso de cheiro verde (coentro)
08 ovos cozidos


Modo de preparo - numa panela já quente coloque óleo e o alho e deixe dourar. Em seguida acrescente a cebola, o pimentão, a pimenta de cheiro e o corante(coloral). Mexa por um minuto. Em seguida acrescente o tomate e mexa até soltar o suco. Depois coloque o sal a gosto. É hora de acrescentar o creme de leite e o leite de coco. Deixe ferver por dois minutos.

Enquanto o molho levanta fervura, acrescente ao filé de pirarucu, o molho shoyo, o vinagre e o suco de um limão. Aguarde dois minutos e coloque as postas á panela do molho. Deixe cozinhar por cinco minutos e acrescente a cebolinha, o cheiro verde e os ovos.

Arroz e purê de batata são acompanhantes ideais para a moqueca de pirarucu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário