quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A colheita do abacaxi em Floresta do Araguaia - PA.



A safra de abacaxi de 2011 começou em Floresta do Araguaia, o município paraense que é o maior produtor de abacaxi do Brasil (ananas comosus, var. comosus)com área plantada de 12 mil hectares aproximadamente, é considerada a capital do abacaxi, no município é plantada a variedade conhecida com pérola, com sabor mais doce e cor da polpa mais clara. Segundo o agrônomo Danilo Leonel de Almeida Santos da Sec. Municipal de Agricultura – “Essa safra será muito boa e os produtores de abacaxi que usam irrigação tiveram  bons lucros, vendendo o fruto até R$ 2,00 a unidade”, segundo ainda o agrônomo, diz que quem induziu a fruta cedo, no caso final de agosto até meados de setembro e que não tinham irrigação, tiveram prejuízo neste final e começo de ano devido ao atraso das chuvas que só se intensificaram em finais de dezembro.  



O abacaxi é lavoura de indução floral provocada, nesse caso pode-se retardar ou apressar uma safra e uniformizá-la. O abacaxi precisa de água e solo bem drenado, características peculiares da região de Floresta que começou a produzir abacaxi em meados dos anos 1980, porém somente  a partir de 1995 sua produção é considerada comercial.


O balaio usado em Floresta é típico, carregado nos ombros, é diferente do da Paraíba que se carrega na cabeça. O balaio é confeccionado em bambu.



Um comentário: